Ouvido Humano

07:28 Posted by xiko

Como todos sabemos, a detecção do som, no Ser Humano é realizado através do ouvido. Este é uma máquina que nos permite a detecção de frequências sonoras de 20-16000Hz, podendo assim, destinguir sons musicais dentro de uma gama de qualidade extensa.

O ouvido humano é constituído por:

  1. Ouvido Externo - possui o pavilhão (orelha), que nos ajuda a recolher as ondas sonoras, sendo estas transmitidas através do canal auditivo à membrana do tímpano.

  2. Ouvido Médio - e uma cavidade no interior do osso, que está cheio de ar à pressão atmosférica. Essa cavidade contem os pequenos ossos, denominados martelo, bigorna e estribo, que estão ligados elasticamente, constituindo um sistema de alavanca que permite transmitir as vibrações do ouvido externo ao interno.
  3. Ouvido Interno- é uma pequena cavidade com estrutura óssea sólida, denominada labirinto, esta é dividida em duas partes, a cóclea e os canaix semicirculares. Na primeira, existe milhares de células capilares que são estimuladas através de vibrações Por último, estes estímulos são transmitidos ao cérebro através do nervo auditivo.

A intensidade do Som

07:18 Posted by xiko

Como todos sabemos, as ondas sonoras, transportam energia, energia esta que provoca trabalho no tímpano, fazendo-o vibrar, como consequência, esta energia pode ser de tal forma intensa, que pode ser suficiente para danificar em tudo o que embate, incluindo o nosso ouvido.

A quantidade de energia transportada por segundo é denominada potência da onda, que é medida em joules por segundo ou watt.
Com isto, poderemos então, calcular a intensidade do som, que é dada pela expressão:
I= P/A
Onde A será a área da superfície e P a potência da onda. Sendo assim, a sua unidade SI será watt por metro quadrado (W/m^2). Esta é uma grandeza objectiva que pode ser medida com a utilização de instrumentos como os sonómetros.






Regra geral, sabe-se que um ouvido humano é mais sensível a valores na frequência de 1000-7000Hz. Por isso, a frequência de 1000Hz foi seleccionada como frequência-padrão, isto, para uma escala de intensidade sonoro, tendo como correspondência 1x10^-12 W/m^2, sendo esta o valor de Limiar da Audição. Já para intensidade elevadas, o limite é baseado no máximo que o ouvido humano é capaz de suportar. ou seja, acima de 1 W/m^2 as ondas sonoras provocam dores no peito e ouvidos, sendo este o valor para Limiar da Dor.

Lei do Inverso dos Quadrados

07:01 Posted by xiko

Como já se referiu anteriormente, sabe-se que, as ondas sonoras se propagam em todas as direcções e também, que a energia sonora radiada pela fonte passa através de qualquer superfície esférica imaginária de raio R, centrada na origem das ondas.

Como tal, a intensidade do som, sendo a energia que passa por unidade de tempo, através da unidade de superfície. Concluí-se que, se o som, se propagar sem obstáculos, a intensidade sonoro num ponto será:
I= P/4(pi)R^2

Por último, e segundo a lei do inverso dos quadrados, na ausência de reflexões na parede e de absorçao de energia, a intensidade sonoro é inversamente proporcional ao quadrad da distância à fonte.

Concluí-se que com isto, a razão das intensidades a quaisquer distâncias calculamos:
I2/I1=R1^2/R2^2

Sonoridade

05:58 Posted by xiko

Na sonoridade não há muito para dizer, apenas que é uma propriedade do som que depende, essencialmente, da amplitude da onda, ou seja, quanto maior for a amplitude, maior a sonoridade, ou seja, são directamente proporcionais.


Este atributo é subjectivo pois, cada indivíduo determina um grau de sonoridade de um som, ou seja, depende da acuidade auditiva de cada um.