A intensidade do Som
Como todos sabemos, as ondas sonoras, transportam energia, energia esta que provoca trabalho no tímpano, fazendo-o vibrar, como consequência, esta energia pode ser de tal forma intensa, que pode ser suficiente para danificar em tudo o que embate, incluindo o nosso ouvido.
A quantidade de energia transportada por segundo é denominada potência da onda, que é medida em joules por segundo ou watt.
Com isto, poderemos então, calcular a intensidade do som, que é dada pela expressão:
I= P/A
Onde A será a área da superfície e P a potência da onda. Sendo assim, a sua unidade SI será watt por metro quadrado (W/m^2). Esta é uma grandeza objectiva que pode ser medida com a utilização de instrumentos como os sonómetros.
Regra geral, sabe-se que um ouvido humano é mais sensível a valores na frequência de 1000-7000Hz. Por isso, a frequência de 1000Hz foi seleccionada como frequência-padrão, isto, para uma escala de intensidade sonoro, tendo como correspondência 1x10^-12 W/m^2, sendo esta o valor de Limiar da Audição. Já para intensidade elevadas, o limite é baseado no máximo que o ouvido humano é capaz de suportar. ou seja, acima de 1 W/m^2 as ondas sonoras provocam dores no peito e ouvidos, sendo este o valor para Limiar da Dor.
0 comentários:
Enviar um comentário